top of page

Saiba como ajudar o Lar do Idoso Amor Fraterno.

História do Lar

A história da Associação Assistencial Amor Fraterno iniciou-se em 1996, quando um grupo de amigos da igreja Batista Nacional, no bairro Coqueiros, região noroeste de Belo Horizonte, reuniu-se com a missão de desenvolver ações sociais em prol da comunidade. 

​

Inicialmente, os religiosos arrecadavam mantimentos para doações de cestas básicas a diversas famílias e, em 2000, criaram uma creche para atender 40 crianças em tempo parcial e integral. O espaço, aberto numa casa cedida pelo membro do grupo José Maria de Souza, funcionava com contribuições de pessoas físicas e jurídicas, além do apoio da igreja. 

​

Eram criadas também campanhas em prol de famílias atingidas por catástrofes em todo o país, arrecadando toneladas de doações de alimentos e roupas  ̶ uma iniciativa que se mantém até os dias atuais. 

​

Em 2001, o grupo formalizou as suas ações com a criação da Associação Assistencial Amor Fraterno que anos depois passou a atuar em novas causas. No dia 11 de setembro de 2013, a associação abriu uma filial, no bairro vizinho Pindorama, com o objetivo de acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, criando o Lar do Idoso Amor Fraterno. A casa passou por várias reformas e atualmente tem a capacidade para acolher 22 idosas. 

​

Já em 2015, a creche fecharia as suas portas e daria lugar a uma nova Instituição de Longa Permanência para Idosos. Com a criação de Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), a Associação percebeu que este tipo de atendimento deixou de ser uma demanda da comunidade. Diante disso e da fragilidade que viu no acolhimento da pessoa idosa no município, inaugurou, em 2016, um novo lar com a capacidade para atender 21 idosos. 

​

Para oferecer um atendimento de qualidade e conforto para os residentes, a Associação Amor Fraterno conta com 30 profissionais de diferentes áreas como cuidadores de idoso e técnicos de enfermagem, gerontólogos, assistente social, psicóloga social e administrativo.

DIRETORIA

 

Presidente: José Maria de Souza 

Vice-presidente: Altair Gomes O. Souza

Secretário: Jersom Henrique de Souza

Vice-secretária: Júlia de Oliveira 

Tesoureiro: Salvador Antônio Corrêa

Vice- tesoureira: Renilda Higina R. Pinto

CONSELHO FISCAL

​

Alanderson Ferreira de Paulo

Leide Maria de Oliveira

Helena Almeida Alves Correia 

​EQUIPE TÉCNICA

​

Psicóloga:

Daniela Borges Teixeira

​

Assistentes Sociais:

Fernanda Aparecida do Espírito Santo

Terezinha A. S. de Souza 

​

Coordenadores:

Maria das Dores Moreira dos Santos

Jersom Henrique de Souza

MISSÃO

VISÃO

VALORES

Cuidar dos idosos  (as) em todos os aspectos  respeitando, sobretudo, sua autonomia e oferecendo afeto, respeito, profissionalismo e ética, promovendo qualidade de vida, amar ao próximo como a se mesmo.

Ter um retorno positivo dos familiares, idosos, comunidade, setor  público e empresarial decorrente do trabalho desenvolvido pela Instituição.

Respeito

Liberdade religiosa

Solidariedade

Dedicação

Afetividade

Responsabilidade

Amor

Ética

Profissionalismo

bottom of page