História do Lar
A história da Associação Assistencial Amor Fraterno iniciou-se em 1996, quando um grupo de amigos da igreja Batista Nacional, no bairro Coqueiros, região noroeste de Belo Horizonte, reuniu-se com a missão de desenvolver ações sociais em prol da comunidade.
Inicialmente, os religiosos arrecadavam mantimentos para doações de cestas básicas a diversas famílias e, em 2000, criaram uma creche para atender 40 crianças em tempo parcial e integral. O espaço, aberto numa casa cedida pelo membro do grupo José Maria de Souza, funcionava com contribuições de pessoas físicas e jurídicas, além do apoio da igreja.
Eram criadas também campanhas em prol de famílias atingidas por catástrofes em todo o país, arrecadando toneladas de doações de alimentos e roupas ̶ uma iniciativa que se mantém até os dias atuais.
Em 2001, o grupo formalizou as suas ações com a criação da Associação Assistencial Amor Fraterno que anos depois passou a atuar em novas causas. No dia 11 de setembro de 2013, a associação abriu uma filial, no bairro vizinho Pindorama, com o objetivo de acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, criando o Lar do Idoso Amor Fraterno. A casa passou por várias reformas e atualmente tem a capacidade para acolher 22 idosas.
Já em 2015, a creche fecharia as suas portas e daria lugar a uma nova Instituição de Longa Permanência para Idosos. Com a criação de Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), a Associação percebeu que este tipo de atendimento deixou de ser uma demanda da comunidade. Diante disso e da fragilidade que viu no acolhimento da pessoa idosa no município, inaugurou, em 2016, um novo lar com a capacidade para atender 21 idosos.
Para oferecer um atendimento de qualidade e conforto para os residentes, a Associação Amor Fraterno conta com 30 profissionais de diferentes áreas como cuidadores de idoso e técnicos de enfermagem, gerontólogos, assistente social, psicóloga social e administrativo.
DIRETORIA
Presidente: José Maria de Souza
Vice-presidente: Altair Gomes O. Souza
Secretário: Jersom Henrique de Souza
Vice-secretária: Júlia de Oliveira
Tesoureiro: Salvador Antônio Corrêa
Vice- tesoureira: Renilda Higina R. Pinto
CONSELHO FISCAL
Alanderson Ferreira de Paulo
Leide Maria de Oliveira
Helena Almeida Alves Correia
EQUIPE TÉCNICA
Psicóloga:
Daniela Borges Teixeira
Assistentes Sociais:
Fernanda Aparecida do Espírito Santo
Terezinha A. S. de Souza
Coordenadores:
Maria das Dores Moreira dos Santos
Jersom Henrique de Souza
MISSÃO
VISÃO
VALORES
Cuidar dos idosos (as) em todos os aspectos respeitando, sobretudo, sua autonomia e oferecendo afeto, respeito, profissionalismo e ética, promovendo qualidade de vida, amar ao próximo como a se mesmo.
Ter um retorno positivo dos familiares, idosos, comunidade, setor público e empresarial decorrente do trabalho desenvolvido pela Instituição.
Respeito
Liberdade religiosa
Solidariedade
Dedicação
Afetividade
Responsabilidade
Amor
Ética
Profissionalismo